O procedimento
O uso da toxina botulínica tipo A é considerado um dos mais revolucionários métodos de rejuvenescimento facial, sendo o procedimento estético não-cirúrgico mais realizado. Após muitos anos de utilização e experiência com o uso da Toxina Botulínica do Tipo A, tanto para indicações terapêuticas como para indicações cosméticas, sua aplicação se consagra como uma opção de tratamento segura e eficaz para o rejuvenescimento facial, tanto do ponto de vista imediato como no segmento a longo prazo.
A toxina botulínica tipo A também é utilizada no tratamento da hiperidrose (excesso de suor) das palmas das mãos e axilar.
Há diferenças importantes que devem ser consideradas na manipulação dos diferentes preparados disponíveis no mercado. Sendo produtos biológicos, apesar de apresentarem como substância ativa a toxina botulínica tipo A, eles diferem entre si em formulação, potência por unidade, peso molecular, etc., impactando no perfil de segurança e eficácia dos diversos medicamentos.
O planejamento que precede a aplicação é a chave para os bons resultados. A minuciosa avaliação clínica, considerando o tipo de pele, padrão de distribuição das linhas de expressão, massa e força de contração muscular e o posicionamento das estruturas anatômicas, permite maior compreensão das necessidades de cada indivíduo. Tal análise, combinada com as expectativas do paciente, permite ao médico individualizar doses e pontos de aplicação caso a caso e obter a melhor resposta ao tratamento. Assim, nós conseguimos garantir melhores resultados, mínimas complicações e maiores índices de satisfação dos pacientes.
O maior reflexo da satisfação dos pacientes com este tipo de tratamento é o constante crescimento do número de aplicações nos últimos 10 anos no mundo todo, atingindo apenas nos EUA mais de 2,5 milhões de tratamentos em 2009. No mesmo período, o crescimento do número de tratamentos cirúrgicos foi consideravelmente menor.
Perguntas Frequentes
Considerações Finais
Por favor, leia atentamente
Em nossa consulta médica esclarecemos que qualquer técnica cirúrgica, deve ser realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Enfatizamos que em cirurgia plástica não deve haver promessa de resultados o que, eticamente, não deve ser feito, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos muitas vezes da reação do seu organismo para atingirmos os resultados desejados.
Sua consulta é fundamental para completo esclarecimento, inclusive complicações inerentes a qualquer procedimento médico.
Verifique se o seu médico pertence à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica clicando aqui