O procedimento
As queimaduras levam à perda da integridade da barreira cutânea, podendo até deixar sequelas funcionais e estéticas importantes dependendo da sua profundidade. O tratamento cirúrgico realizado na fase aguda da queimadura envolve enxertos ou retalhos de pele.
Dependendo da extensão, este acompanhamento inicial deve ser realizado em hospital de referência para o tratamento de grandes queimados. Na fase tardia da queimadura são necessários procedimentos mais complexos e minuciosos objetivando restaurar ou melhorar as funções e aparência. Cada tipo de sequela necessita um tratamento cirúrgico específico, envolvendo plásticas em "Z", enxertos de pele, retalhos e até mesmo o uso de expansores teciduais.
Deve-se salientar que toda a queimadura que atingir as camadas profundas da pele deixará cicatrizes. No entanto, elas podem ser de melhor aparência se tomados cuidados simples, como a proteção solar e uso de malhas elásticas compressivas.
Considerações Finais
Por favor, leia atentamente
Em nossa consulta médica esclarecemos que qualquer técnica cirúrgica, deve ser realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Enfatizamos que em cirurgia plástica não deve haver promessa de resultados o que, eticamente, não deve ser feito, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos muitas vezes da reação do seu organismo para atingirmos os resultados desejados.
Sua consulta é fundamental para completo esclarecimento, inclusive complicações inerentes a qualquer procedimento médico.
Verifique se o seu médico pertence à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica clicando aqui