Preenchimento Facial

O procedimento

Os Preenchedores Faciais são uma solução não-cirúrgica para o envelhecimento e para a correção de pequenas deformidades. Eles preenchem as linhas de expressão, suavizam as rugas e melhoram o perfil dos tecidos moles, dando volume à face.

Eles são muito seguros, pois são formulados a partir de Ácido Hialurônico, uma substância que já existe no organismo e que faz parte da matriz celular.

São indicados para corrigir pequenas falhas, suavizar sulcos profundos ou rugas, como o sulco nasogeniano (que vai do nariz à boca); restaurar o volume das bochechas e dos lábios; corrigir as linhas de marionete (boca caída) e linhas ao redor da boca (“código de barras”); corrigir o sulco na parte inferior da pálpebra; melhorar a aparência envelhecida do dorso das mãos e melhorar as celulites.

O seu uso pode adiar a necessidade de cirurgia, ou ainda refinar os seus resultados.

As sessões são rápidas e não requerem afastamento do trabalho. Para minimizar o desconforto da aplicação pode ser utilizada uma anestesia tópica, e para aqueles que têm mais sensibilidade à dor, é possível fazer com anestesia local.

O resultado é imediato e dura um ano ou mais.

Uso de Gordura para Preenchimento

A transferência (enxerto) de gordura de uma parte do corpo para outra é uma técnica cada vez mais popular. Ela tem se mostrado eficaz na correção de defeitos de áreas onde a gordura se atrofiou devido a um acidente ou para modelar e realçar o contorno corporal. Um benefício adicional é que a gordura enxertada melhora a qualidade da pele sobrejacente. Acredita-se que isso se deva à presença de células tronco na gordura transferida. Apenas a gordura do próprio paciente pode ser utilizada, o que é chamado de Enxerto Autólogo. Pode ser feito durante outras cirurgias plásticas ou como um procedimento ambulatorial sob anestesia local com sedação.

Perguntas Frequentes

Onde a gordura pode ser usada?
Locais comuns para enxerto de gordura incluem os lábios, bochechas, dorso da mão, mamas, glúteos e em locais de irregularidades devido à lipoaspiração prévia. Tem sido particularmente útil em pacientes que foram submetidas a mastectomia por câncer de mama seguida de radioterapia. A pele irradiada, normalmente dura e sem elasticidade, melhora visivelmente sua qualidade. Também tem sido notavelmente eficaz na correção da atrofia e enrugamento senis dos grandes lábios vaginais, dando um aspecto mais jovial à região genital.
Quais as vantagens do uso da gordura em relação aos preenchedores comerciais?
As vantagens do uso de tecido autólogo são de que não há chance de uma reação alérgica ou rejeição. Em locais em que se necessita de grandes volumes o enxerto de gordura é imbatível, uma vez que o custo dos preenchedores torna o procedimento praticamente inviável, além do problema de durabilidade limitada. Somente uma parte da gordura enxertada sobrevive (“pega”), mas esta é permanente. Também o custo a longo prazo é menor quando se considera o custo de injeções repetida dos preenchedores comerciais.

Preenchedores comerciais, no entanto, são bastante convenientes. Eles têm uma durabilidade limitada, mas podem ser repetidos de tempos em tempos sem problema. A grande vantagem é que o resultado aparece na hora, com edema (inchaço) pequeno e de pouca duração, o que permite o retorno imediato ao trabalho.
Como é feita a preparação para o enxerto?
A gordura autógena deve ser colhida através da lipoaspiração convencional, sem uso de laser ou ultrassom, uma vez que esses dispositivos “matam” as células de gordura.

A gordura deve, então, ser “preparada” a fim de selecionar um maior número de células vivas a serem enxertadas.

Espera-se cerca de 30 - 50% de sobrevivência da gordura injetada na maioria dos casos, dependendo do cuidado durante o procedimento.
Qual o uso na face e nos lábios?
Em uma face pálida com os lábios enrugados, injeções de gordura são de inestimável valor para dar mais volume às estruturas, e proporcionar uma aparência mais jovem. Embora haja um inchaço significativo, em poucos dias o paciente se sentirá confortável para sair em público. Por três meses, o paciente será capaz de apreciar o seu resultado, mesmo havendo ainda um pequeno inchaço. Depois disso, os lábios vão assumindo aos poucos um aspecto suave e natural.
Eu sou um candidato?
Se você estiver considerando aprimoramento dos tecidos moles usando materiais de preenchimento, então você é um candidato . Os preenchedores comerciais são ótimos para quem quer resultados rápidos e não tem tempo para recuperação. A gordura, porém, trará um resultado duradouro.

Considerações Finais

Por favor, leia atentamente

Esclarecemos que o procedimento cirúrgico deve ser realizado segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Enfatizamos que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que, eticamente, não deve ser feito, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós-cirúrgica para o alcance de nossos objetivos.

O código de normas e condutas do Cirurgião Plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe a exibição de fotos de pré e pós-operatório nos meios de comunicação, como jornal, internet e TV, mesmo que haja autorização do paciente.

Também é vedada a divulgação de preços e condições de pagamento.

Sua consulta é fundamental para completo esclarecimento, inclusive complicações inerentes a qualquer procedimento médico.

Verifique se o seu médico pertence à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e está gabaritado a fazer a sua cirurgia.

Agende sua consulta

whats