O procedimento
Inúmeras alterações e lesões da pele surgem no decorrer da vida. Essas lesões podem ter caráter benigno ou maligno, e qualquer uma delas pode ter indicação de retirada cirúrgica, seja por aspecto estético, funcional ou preventivo.
Dentre as lesões benignas estão manchas, nevos (lesões escurecidas), cistos sebáceos, lipomas e hemangiomas (lesões vasculares). As lesões malignas mais comuns da pele são os carcinomas basocelular e espinocelular, além do melanoma.
Estes tumores são mais comuns em pessoas que sofreram exposição solar intensa sem proteção ao longo da vida, sobretudo as de pele clara e, de acordo com o aspecto e indicação da lesão, a retirada cirúrgica é necessária para o diagnóstico biopsia. Este exame definirá a natureza da lesão, se sua retirada foi completa e se há necessidade de procedimento complementar.
Considerações Finais
Por favor, leia atentamente
Em nossa consulta médica esclarecemos que qualquer técnica cirúrgica, deve ser realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Enfatizamos que em cirurgia plástica não deve haver promessa de resultados o que, eticamente, não deve ser feito, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos muitas vezes da reação do seu organismo para atingirmos os resultados desejados.
Sua consulta é fundamental para completo esclarecimento, inclusive complicações inerentes a qualquer procedimento médico.
Verifique se o seu médico pertence à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica clicando aqui